Daycare – Equílibrio e Bem-Estar
Muitos tutores acreditam que daycare é lugar de brincar e se divertir, que o mais importante é a infraestrutura e a diversidade de brinquedos que o lugar oferece, que havendo uma pessoa para olhar os cães é o suficiente. Muitos espaços realmente são isso, porém isso é um conceito totalmente errado do que realmente devem ser.
Devemos pensar que muitos dos cães passam mais tempo no daycare do que em casa; que muitos dos cães passam mais tempo com os professores do que com sua própria família; por isso simplesmente soltar os cães em um ambiente conjunto, oferecer brinquedos e deixar que eles “se divirtam” não é o suficiente.
Um daycare que oferece brincadeiras o dia todo, com foco apenas no gasto de energia, sem pausas para descanso e relaxamento, sem atividades apropriadas para estimular a mente do cão, corre o risco de hiperestimular o cão. Faz com que o cão associe o espaço e os professores a recreação sem fim, o que pode inclusive estressar o animal. Claro que sempre terão aqueles cãezinhos cheios de energia que não querem parar nem para comer, quem dirá para descansar. Mas este é o papel primordial do daycare, ensinar o equilíbrio! Temos os momentos de brincar, correr, forragear e se divertir com os amigos! Mas também temos os momentos de relaxar e descansar. A associação que devemos fazer é simples: quando éramos crianças passávamos 12 horas ou até mais na escola? Quando estávamos lá, brincávamos o dia todo como se não houvesse amanhã ou havia os momentos de brincar, os momentos de aprender e os momentos de descansar? Uma escola de cães é muito próxima de uma escola de crianças. Inclusive não chamamos nossos cães de nossos filhos de 4 patas?
Há alguns tutores que acreditam que um daycare é mais próximo de um “resort”, uma posição que não acreditamos ser a ideal, uma vez que os cães não estão ali apenas por diversão e recreação, mas também para aprender. Mas considerando essa posição, e fazendo a mesma simples associação conosco, humanos, quando viajamos para um resort, nós queremos nos divertir, passear, conhecer novos lugares, descansar na beira da piscina ou na areia praia; ou nós corremos, vamos à academia, à sauna, à piscina, à praia, entramos no mar e ficamos o dia todo ocupados usando todos os espaços que o resort oferece? É fácil entender que esta também não é uma rotina saudável para os peludos.
Mas como ensinar os cãezinhos cheios de disposição que há a hora do descanso? Massagens relaxantes, escovação e um cafuné estão aí para isso! Pouco a pouco eles vão descobrindo que o equilíbrio é melhor que a recreação sem fim e vão se adaptando a rotina na escola.
Além do equilíbrio, outra importante missão do daycare é oferecer bem-estar. Atualmente, o bem-estar animal está ligado aos cinco domínios: nutrição, ambiente, saúde física, comportamento e estado mental. Será que é possível garantirmos bem-estar ao nosso pet, em casa? E dentro de um daycare com vários cães em grupo? Talvez possamos garantir que estes cães estão livres da fome (nutrição); do frio (ambiente); e tem saúde física. Mas será que conseguimos garantir que eles têm interações saudáveis (comportamento)? Ou que eles estão livres de depressão, ansiedade (estado mental)? Os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de ter sensações e sentimentos de forma consciente, então têm emoções. Essas emoções sentidas por eles precedem seus comportamentos e definem seu estado mental. E é por isso que cada emoção deve ser observada. Cada cãozinho é um ser único, com sentimentos e emoções únicas. Dessa forma a escola deve olhar individualmente para cada um deles e estar sempre atenta a suas emoções. Apenas assim o daycare conseguirá oferecer bem-estar.
Acima de tudo devemos pensar que o cão que chega em casa apenas para dormir, acordar e voltar para a escola, nunca será um membro da família. A escola existe para suprir as necessidades, é o espaço adequado para que os cães expressem seus comportamentos naturais, onde eles podem correr; roer; conviver entre si e com pessoas diferentes; e aprender. Porém jamais será saudável que o cão chegue em casa sem nem ter disposição para olhar para a sua família. O peludo deve chegar em casa com sentimento de que seus comportamentos naturais foram saciados e que este é o seu momento especial com a família, no qual todos podem aproveitar juntos.
A principal missão do daycare é ensinar o equilíbrio e oferecer bem-estar. Observar os cães, conhecer a linguagem canina, e atentar-se as suas emoções é primordial para preceder comportamentos, garantir interações saudáveis e alcançar o bem-estar.