Brook Preloader
Aqui seu pet aprende se divertindo!

A hospedagem sem critérios e o Luto dos cães

Tutores programam e organizam suas viagens com bastante antecedência: decidem o destino, compram as passagens, escolhem hotéis e passeios com meses de antecedência. Entretanto o mesmo não acontece com a hospedagem do seu cão, que na grande maioria das vezes é procurada na véspera da viagem dos seus tutores.

Assim como nós humanos, os cães sentem falta dos entes que viajaram, da casa em que estão acostumados a viver e da rotina que têm. Por isso é de suma importância que a hospedagem do cãozinho seja programada e definida com antecedência.

Um daycare que preza pela hospedagem de qualidade avaliará a possibilidade de o animal estar em hospedagem, de forma que consiga acima de tudo garantir o bem-estar do cão. Após a avaliação, o cãozinho estará sujeito a adaptação, da mesma forma que ocorre com as crianças nos seus primeiros dias de creche ou escola. O animal deverá começar a frequentar o espaço do daycare com certa antecedência, de forma que consiga se ambientar, fazer amizades e conhecer os monitores que o estarão acompanhando em sua estadia. E acima de tudo, o cão irá entender que não foi abandonado por seus tutores, que ficará algum período em hospedagem mas que seus tutores voltarão para buscá-lo.

Em fase de adaptação o cão ficará poucas horas no daycare no primeiro dia; uma ou duas horas a mais no segundo dia; e assim por diante; até que consigo passar 12 horas no daycare; e depois uma noite inteira. A quantidade de horas será aumentada progressivamente, e somente se o cãozinho apresentar sinais comportamentais positivos em seu tempo no daycare, sempre respeitando o tempo do cão.

Uma hospedagem sem critérios traz o risco de os cães manifestarem o luto. Poucas pessoas sabem, mas da mesma forma que os humanos, os cães também podem ficar em luto. E é exatamente o que eles sentem quando são deixados em um espaço que não conhecem, com pessoas que nunca viram e outros cães que não conhecem. Imagine só, se para nós humanos já é difícil o primeiro dia no trabalho novo, imagine para um cãozinho que não sabe o que está acontecendo e acredita que foi abandonado ali pelos tutores?

O luto possui 5 fases: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação. Em um primeiro momento negamos o fato de ter perdido alguém querido; depois sentimos raiva por aquilo ter justamente acontecido conosco; depois de alguma forma tentamos “barganhar”, ou seja, negociar, trocar; por fim vem a depressão, ou seja, uma tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo; e enfim aceitamos o acontecido. Um cãozinho deixado em hospedagem sem a devida adaptação, pode sim sentir luto por entender que “perdeu” seus familiares e vir a ter todos esses sentimentos. Dessa forma ele não conseguirá aproveitar sua estadia e as atividades propostas. E não é justo que os tutores estejam curtindo e aproveitando sua viagem enquanto seu cãozinho pensa que foi abandonado né?

Claro, existem aqueles cães que sentem-se bem em qualquer lugar e com qualquer pessoa, mas não é possível prever qual será a atitude e sentimento de um cão específico. Muitas vezes imaginamos que o nosso cão agirá de forma x ou y, mas não necessariamente o que nós imaginamos é o que eles realmente sentem, por isso é melhor garantir uma hospedagem de qualidade a eles, já que eles são nossos filhos de 4 patas!