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Metodologia Positiva

Metodologia Positiva
Nos últimos anos diversos estudos científicos mundiais comprovaram que ser o líder do seu cão não é a chave do relacionamento de sucesso tutor-cão. A melhor relação será construída com base na amizade, carinho e principalmente com base na confiança. E se você for amigo do seu cão e não seu líder, ele não será o macho alfa!

Por muito tempo acreditou-se na teoria da dominância, uma teoria que teve origem no século XIX, na qual se acreditava que os cães deveriam ser dominados através da força. Porém hoje sabe-se obviamente que isso não é real, senão não haveria cães guia.

A metodologia positiva se baseia em manejar cães sem o uso de punições e aversivos. Muitas pessoas acreditam que punir é apenas gritar ou bater, mas não é bem assim. Tudo que causa dor física ou psicológica, e que acontece de forma imediata todas as vezes que o cão tem um determinado comportamento é punir. Por exemplo, colocar o cão de castigo, fazer o cão cheirar o xixi que ele fez no lugar “errado”, são formas de punição e não ensinam nada. Muitas das vezes aliás, os cães podem até associar a punição a outro comportamento diverso do que o comportamento que o tutor queria reprimir. Já os estímulos aversivos são aqueles que causam uma resposta de evitação, esquiva ou fuga no cão, como por exemplo o uso de buzinas, extintores e spray de ar comprimido.

Cães que vivem em ambientes punitivos ou aversivos, apresentam muito mais sinais de apaziguamento, ou seja, passam uma mensagem de desconforto, evitam fazer contato visual com seu tutor. Em contrapartida, cães treinados com base na metodologia positiva usam muito mais contato visual com seu tutor. Os efeitos dos treinamentos diferentes são diversos no comportamento dos cães, faz com que esses cães lidem com estresse e ansiedade de maneiras diferentes. O treinamento punitivo pode causar alterações fisiológicas que motivam ataque ou fuga, uma vez que o foco do cão não é o aprendizado e sim a sobrevivência. Já o treinamento positivo, favorece os acertos e recompensa o cão, de forma que ele é estimulado a sempre aprender mais.

O comportamento dos cães é resultado da sua genética, do ambiente em que vivem e das pessoas com quem convivem. Então, caberá a nós humanos, termos as melhores atitudes possíveis para que os cães desenvolvam melhores comportamentos; e gerenciarmos o ambiente em que eles vivem, de forma a facilitar os acertos, o que por consequência os distância dos comportamentos indesejados.

Gerenciar o ambiente favorecerá os acertos, direciona a atenção dos cães as atividades apropriadas e torna o ambiente controlado (no sentido de monitoramento). E as nossas atitudes, sendo elas preventivas, de maneira que consigamos antecipar e reforçar os comportamentos, evitará comportamentos indesejados e aumentará a frequência dos comportamentos desejados.
O ambiente do daycare deve sempre propiciar a maior chance de acertos possíveis ao cão, estimulando-o e motivando-o; reforçando os comportamentos desejados; antecipando os comportamentos indesejados, através da observação da linguagem corporal e com foco nas emoções individuais de cada um. O ambiente ideal ao aprendizado é aquele onde os comportamentos indesejados são ignorados (desde que não haja risco a integridade física); e que ensina novos comportamentos, diferentes dos comportamentos indesejados. O manejo positivo favorecerá uma relação próxima e confiável entre cão-professores; estimulará o cão a sempre aprender mais; e o tornará um animal mais confiante.